terça-feira, 8 de outubro de 2013

Reencantar a vida religiosa franciscana a exemplo de São Francisco



Existe uma palavra que está sendo resgatada hoje: reencantar! Ela nos remete à uma nova motivação. Ela quer dar mais dignidade e beleza ao nosso projeto de vida, ao nosso programa de vida, à nossa Forma de Vida.
Reencantar é despertar a riqueza que já está dentro de nós, que está dentro do patrimônio do nosso carisma.
Reencantar é cuidar, preservar, animar e nunca abafar. Nós temos uma obra-prima para ofertar: a nossa vocação! Ela é a nossa grande riqueza, nós valemos pelas escolhas que fizemos, e estas revelam a nobreza que habita em nossa vida.
Reencantar a Vida Franciscana é voltar a sonhar como Francisco. Sem sonhos não se traçam caminhos. Francisco sempre viveu de desejo e de sonho: “É isso mesmo que eu quero, é isso mesmo que procuro, é isso mesmo que desejo de todo coração!” Ai daquelas pessoas que não sonham o Novo e o Grande a ser realizado! Pessoas sem sonhos afundam-se no brejo da mediocridade.
Francisco foi um imenso sonhador por isso mesmo foi um imenso realizador. Todo grupo, toda sociedade produz utopias e cada pessoa encontra forças nas utopias. É preciso alimentar a paixão da vontade para se lançar para a vida.
Uma repórter perguntou a Dom Hélder Câmara por que, já octogenário, não perdia a força, a vibração, a joviabilidade. Ele respondeu: “Ah! Minha filha, é porque nunca deixei de sonhar o melhor para o meu povo!”
Reencantar é sempre querer o melhor. Francisco quis o melhor para a humanidade, quis o melhor para o leproso, quis o melhor para a Igreja de sua época, quis o melhor para a sua fraternidade e é exatamente por causa disso que se tornou um fenômeno humano e cristão.
Nós não somos seu contemporâneo, mas como ele está presente! Ele não é analista, nem especialista, nem comentarista de algo, nem conferencista profissional… mas simplesmente cria, reinventa e revive cada relacionamento.
Faz um encontro com o humano na sua raiz, faz um encontro com as coisas bem lá dentro de sua verdade. Francisco é mais do que um indivíduo, ele é um momento dentro de nós, ele está onde deve passar a nossa humanidade. Ele é uma verdade que a humanidade criou de melhor nestes últimos oito séculos. Ele está onde os espíritos mais sadios hoje querem estar.
É como diz o grande franciscanólogo Agostinho Gemelli: “O fascínio que exerce a figura de Francisco ultrapassa os limites de uma Ordem e da própria Igreja. É um Santo Universal, um homem que ocupa um dos patamares mais altos na passagem espiritual da humanidade. Um simples homem amado por todos. Santo com alma de Evangelho e coração de Irmão!”. Assim deve ser a proposta de nossa vida, viver a profundidade do humano e de todos os relacionamentos.
Prestar muita atenção no potencial de todas as pessoas e de todas as coisas. Assim deve ser um jeito de Vida que une, liga e religa todos os seres, esta é nossa maneira Religiosa; e porque temos Francisco como nosso Modelo vivo, podemos dizer que esta é a nossa vertente franciscana.
autor: Frei Vitório Mazzuco Filho

Frei Vitório Mazzuco Filho
Frei Vitório Mazzuco Filho

Fonte:  http://www.franciscanos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário